Efeito sanfona: os riscos e prejuízos que oferece à saúde

efeito sanfona

Se você já buscou algum método de emagrecimento não convencional, ou adotou algum tipo de dieta restritiva para chegar ao peso desejado, já deve ter ouvido falar do efeito sanfona.

Efeito colateral que assombra muitas pessoas que buscam perder peso de uma maneira mais rápida, o efeito sanfona possui algumas peculiaridades. Por isso, neste artigo, irei te explicar melhor do que se trata, seus efeitos e como evitá-lo.

O que é efeito sanfona

O temido efeito sanfona é uma consequência do uso de dietas radicais para a perda acelerada de peso.

Basicamente, o que ocorre neste processo é a recuperação de todo o peso perdido por meio da dieta, na mesma ou ainda em uma velocidade maior do que a da perda de peso.

Isso porque o peso perdido era constituído basicamente por líquidos. Então, o que realmente acontece é quase uma desidratação, que faz com que o organismo interprete essa perda de peso como uma ameaça para a saúde.

De maneira geral, o que acontece não é a perda de peso, mas, sim, uma sobrecarga do corpo.

Por que esse efeito acontece?

Como há uma sobrecarga do corpo humano, causada, na maioria das vezes, por uma dieta extremamente restritiva, a maioria das pessoas não consegue manter essa rotina alimentícia por muito tempo.

Num curto período de tempo, acontece um processo inverso, e o paciente já começa a comer em excesso. É uma resposta do próprio organismo, isto é, uma tentativa de se proteger, gerando a recomposição do peso antigo (ou ainda mais).

Por que acontece a desaceleração do metabolismo?

Sendo essa a maior causa do efeito sanfona, a desaceleração do metabolismo acontece como uma resposta do organismo. Para que ele garanta, com a maior eficiência possível, a absorção da energia que o corpo precisa para continuar a desempenhar o seu papel.

Então, quando ocorre uma diminuição do ritmo da dieta, ou ainda a interrupção dela, a pessoa volta a consumir altas porções de calorias, as quais, com o metabolismo mais lento, são convertidas em gordura para o corpo.

Risco para a saúde

O efeito sanfona pode oferecer riscos não só para a saúde física, mas também para a mental.

Os danos do efeito sanfona podem ser ainda maiores em pessoas que já possuem ou têm predisposição para diabetes e hipertensão. Essa variação de peso abrupta pode piorar ambos os casos.

Além disso, podem ocorrer lesões no pâncreas e coração e efeitos na própria pele do paciente, uma vez que a imunidade fica comprometida.

Ademais, a saúde mental das pessoas que sofrem com o efeito sanfona também é afetada. A instabilidade de peso pode causar muitos danos ao paciente, e até provocar quadros de ansiedade e depressão. Tudo isso é gerado por um desgaste causado pela busca por um peso ideal.

Como evitar o efeito sanfona?

A melhor forma de evitar o efeito sanfona é buscando por apoio profissional. Existem muitos médicos, nutricionistas, endocrinologistas, que são capazes de montar dietas que não sejam prejudiciais à saúde e acompanhar o seu processo, propiciando um emagrecimento saudável e tranquilo para o paciente!

Também é muito importante inserir, na sua rotina de vida, a prática de alguma atividade física, além de adotar uma alimentação saudável, sem ultraprocessados.

São dicas e hábitos simples, mas que irão te proporcionar uma vida melhor e mais equilibrada! Não aposte em dietas milagrosas, proteja a sua saúde e o seu corpo!

Gostou desse artigo? Você encontra mais textos como esse na NutroEndoNews!

Artigos mais recentes
Assine a Nutroendo News
Loading
Onde estamos

Bom Jesus do Itabapoana

Rua Ten. José Teixeira, 488

Centro | Bom Jesus do Itabapoana

Rio de Janeiro | CEP: 28360-000

AGENDE UMA CONSULTA