Estresse pode piorar o diabetes?

Estresse

É comum sentir estresse. Todos nós nos sentimos estressados de vez em quando. Aliás, o estresse é um fenômeno que ocorre de forma automática e subconsciente, deixando nosso corpo pronto para reagir a situações de perigo. Mesmo antes de existirem rotinas estressantes ou longas cargas horárias de trabalho, o estresse já existia. Nossos ancestrais o sentiam quando tinham que lutar para sobreviver.

O problema é que, hoje em dia, mesmo não vivenciando mais situações de risco, continuamos nos sentindo estressados. Às vezes esse estresse é tão frequente que se torna crônico. E aí que mora o problema. As reações químicas que ocorrem em nosso organismo quando nos sentimos estressados, como a liberação de cortisol, afetam nosso corpo também de forma negativa. Especialmente quando falamos de diabetes. Ou com quem já é diabético.

Estresse X Diabetes

Altos níveis de estresse e estresse crônico podem favorecer o surgimento do diabetes e agravar casos de pacientes que já são diabéticos. Isso ocorre por uma série de motivos, entre eles:

Em situações de estresse nosso corpo queima menos calorias e poupa energia para reagir à suposta situação de perigo pela qual estamos passando. O que, de forma crônica, tende a aumentar o ganho de peso, gatilho para o diabetes.

O cortisol atua em nosso organismo de maneira diretamente oposta à ação da insulina. Ou seja, enquanto a insulina controla os níveis de açúcar no sangue, o cortisol aumenta.

Assim como o cortisol, em situações de estresse também são liberados em nosso organismo hormônios como glucacon, adrenalina e noradrenalina, que também aumentam a concentração de açúcar no sangue e dificultam a ação da insulina.

O excesso de liberação de cortisol estimula o acúmulo de gordura abdominal, o que eleva o risco de diabetes.

Altos níveis de cortisol no organismo provocam resistência à ação da insulina.

O estresse é tanto um causador quanto uma consequência indireta de maus hábitos. Por isso, considera-se que uma pessoa com estresse crônico, na maioria das vezes, não se exercita corretamente e nem pratica bons hábitos alimentares. O que afeta diretamente o controle do diabetes.

É necessário dizer que só o estresse não pode ser apontado como um fator único causador de diabetes. Ele pode contribuir para o surgimento da doença, quando é crônico e especialmente quando a pessoa já tem predisposição para desenvolver ou já é pré-diabético.

Efeitos do estresse sobre quem já é diabético
Um quadro de estresse crônico ou episódios de estresse intenso podem impactar também de forma muito negativa quem já sofre com diabetes. Como, por exemplo, piorando casos de neuropatia, nefropatia e retinopatia, complicações do diabetes que afetam os nervos, os rins e a retina.

Além disso, outras consequências prejudiciais estresse também são:

  • Descontrole da pressão arterial;
  • Alterações da frequência cardíaca;
  • Alterações de peso;
  • Alterações do sistema digestivos, como náuseas, diarreia, constipação, etc.

O que fazer
Pessoas que possuem pré-diabetes, ou predisposição ao desenvolvimento da doença, devem estar especialmente atentas aos seus níveis de estresse.

Assim como quem passa ou passou por um episódio de estresse intenso (doença, perda familiar, mudanças, etc.) ou é diagnosticado com estresse crônico.

É fundamental que essas pessoas busquem formas de minimizar o estresse e compensar esse fator através de bons hábitos, que incluem:

  • A prática regular de atividades físicas, que ajudam a regular o estresse;
  • Evitar álcool e tabaco que contribuem com o estresse;
  • Buscar, com o apoio de um profissional, seguir uma dieta saudável, rica e diversificada com alimentos que ajudam com a ansiedade.

Pessoas que já possuem diabetes, além de fazer um acompanhamento constante e tratamento da doença orientado pelo médico, também devem seguir essas medidas a fim de aliviar o estresse e seus efeitos negativos sobre o organismo. Isso é vai fazer toda a diferença no seu controle da doença.

E se tiver dificuldades para lidar com o estresse sozinho, o paciente precisa buscar ajuda profissional o quanto antes. Assim, não estará cuidando só da sua saúde mental, mas do seu corpo como um todo.

Artigos mais recentes
Assine a Nutroendo News
Loading
Onde estamos

Bom Jesus do Itabapoana

Rua Ten. José Teixeira, 488

Centro | Bom Jesus do Itabapoana

Rio de Janeiro | CEP: 28360-000

AGENDE UMA CONSULTA