Hipotireoidismo e ganho de peso: Mitos e verdades

Hipotireoidismo e ganho de peso: Mitos e verdades

Apesar de ganho de peso ser o primeiro sinal a ser associado a hipotireoidismo, nem sempre é assim. Não existe uma relação tão direta entre problemas na tireoide e ganho de peso. E alguns dos mitos sobre essa condição precisam ser esclarecidos.

Hipotireoidismo: Mitos.

  • Tireoide Engorda

Não é bem assim. Primeiramente, precisamos entender que a tireoide em si, se estiver funcionando bem, não altera o peso. Nem em ganho e nem em perda. O que pode eventualmente gerar esses efeitos são os distúrbios que a acometem. Como o hipotireoidismo e o hipertireoidismo.

  • Se você tiver distúrbio na tireoide, você vai engordar

Essa também é uma ideia equivocada. Até porque não existe um único distúrbio de tireoide e eles não interferem da mesma maneira no organismo e no metabolismo.
No hipotireoidismo ocorre uma baixa na produção dos hormônios tireoidianos que regulam o nosso metabolismo. Com isso o metabolismo fica mais lento, diminuindo o gasto energético e favorecendo o ganho de peso.
Já no hipertireoidismo a alteração ocorre de forma contrária. Nele, a tireoide produz hormônios em excesso. Isso induz o metabolismo a funcionar de maneira mais acelerada e propicia a perda de peso.

  • Quem tem hipotireoidismo não consegue emagrecer.

Esse é outro mito. O ganho de peso pode ocorrer pelas alterações hormonais que o hipotireoidismo provoca, mas, uma vez que o paciente faça o tratamento hormonal para o distúrbio corretamente, a tireoide não pode ser mais responsabilizada pelo ganho e excesso de peso.
Contudo, é fato que o metabolismo de pacientes com hipotireoidismo trabalha de forma mais desacelerada. Portanto, mesmo se alimentando bem e praticando atividade física eles podem ter uma perca calórica menor.
Verdades sobre o hipotireoidismo.
Assim como há muitos mitos sobre essa doença, há também muitos fatos que as pessoas desconhecem. Alguns deles são:

  • O ganho de peso provocado pelo hipotireoidismo é pouco significativo.

O aumento de peso que as pessoas adquirem por causa do hipotireoidismo costuma ser de até 10%. O ganho varia de 2,5 a 5 kg em média. Além disso, o peso adquirido raramente está associado a gordura. Quase sempre é devido à retenção de líquidos. O hipotireoidismo está associado a menos de 5% dos quadros de obesidade.

  • A relação inversa também pode existir.

A relação entre tireoide e excesso de peso é complexa. E não se pode afirmar com certeza que ela pode causar câncer de tireoide. Mas diversos estudos epidemiológicos apontam que ela representa um maior risco de desenvolvimento de câncer na região. Uma das explicações para esse fenômeno é que a obesidade está associada ao excesso de insulina, que estimula a proliferação de células tireoidianas.
Além desse fator, é mister que o tecido adiposo (gordura) secreta muito hormônio leptina. E conforme estudos laboratoriais, a leptina é capaz de proliferar as células tumorais da tireoide.

  • O hipotireoidismo pode ser causa indireta.

O hipotireoidismo pode não causar diretamente o ganho de peso. Mas como esse distúrbio sabidamente provoca sintomas de cansaço, falta de energia e apatia, ele pode afetar o paciente de forma que esse venha a ter indisposição para a prática de atividades físicas. Isso gera menor gasto energético e como consequência, ganho de peso de maneira indireta.

  • O hipotireoidismo diminui a taxa do metabolismo basal

O metabolismo basal é a quantidade de calorias e energia que o nosso corpo necessita para gastar com funções fisiológicas básicas. Ou seja, da mesma forma que gastamos energia com atividades físicas, também gastamos quando estamos em repouso. Em funções como ventilação pulmonar, temperatura corporal e circulação.
A quantidade de taxa de metabolismo basal varia de pessoa para pessoa conforme fatores como idade, sexo e peso. Distúrbios na tireoide podem interferir na nossa taxa de metabolismo basal, fazendo com que sua queima seja de 30 a 40% mais lenta.

  • Mesmo em pessoas com hipotireoidismo, o distúrbio não é o único fator que rege o metabolismo.

Como sabemos, o funcionamento do metabolismo de uma pessoa depende da combinação de uma série de elementos. Entre eles, quantidade de músculos, quantidade de atividades físicas diárias, níveis de outros hormônios, como cortisol e alimentação. Isso também vale para quem tem hipotireoidismo. Por isso, não vale tratar só o hipotireoidismo e esperar ter uma perda de peso sem se atentar para essas questões.

  • Ganho de peso não é o único sintoma de hipotireoidismo.

Se o ganho de peso for o único sintoma que você tiver de hipotireoidismo, é bem provável que você na verdade não tenha esse distúrbio e que o aumento no peso tenha outra causa. Até mesmo porque, como citado, esse não é um sintoma obrigatório dos distúrbios de tireoide e não é o principal sintoma causado pelo hipotireoidismo.
Mas em todo o caso, manter os cuidados e bons hábitos de saúde necessários, entre eles boa alimentação e prática regular de atividades físicas auxilia muito, não só no controle como no tratamento para sintomas do hipotireoidismo.
Para diagnóstico preciso, tratamento ou dúvidas, consulte um médico especialista.

Artigos mais recentes
Assine a Nutroendo News
Loading
Onde estamos

Bom Jesus do Itabapoana

Rua Ten. José Teixeira, 488

Centro | Bom Jesus do Itabapoana

Rio de Janeiro | CEP: 28360-000

AGENDE UMA CONSULTA