Por que é difícil manter o peso depois de emagrecer?

manter o peso

Você já passou pela fase que parecia mais desafiadora: a perda de peso. Mas agora surge um outro objetivo que parece ainda mais difícil e no qual muitas pessoas infelizmente acabam falhando: manter o peso saudável. Afinal, por que é tão difícil se manter magro e saudável e não retornar ao sobrepeso e à obesidade? tem como evitar isso? o que fazer? Nesse texto vou te dar algumas dessas respostas.

Por que o corpo não se mantém com o peso perdido?

Há vários motivos pelos quais a pessoa volta a engordar. Algumas vezes é por que ela retornou aos maus hábitos de alimentação, ou porque parou com os exercícios. Mas também há explicações genéticas.

Por exemplo, nosso organismo possui uma “memória metabólica”, quando emagrecemos de forma errada, ou seja, com muitas restrições alimentares, fórmulas e sem orientação médica, o corpo entende que passou por um período de desnutrição. E que agora precisa de recuperação de peso emergencial.

Isso faz com que o metabolismo entre em um ritmo mais lento e altere o perfil da secreção de hormônios intestinais para restaurar as reservas de energia. Com isso, aumenta a secreção de grelina, o hormônio da fome, e diminui a de GLP-1, substância que promove saciedade.

Há também questões emocionais, como a falta de motivação, uma vez que a pessoa já conseguiu o seu objetivo mais desejado, que era perder peso, ela se sente desmotivada a continuar se esforçando. Já que não tem mais um objetivo claro, apenas o de “se manter assim”.

Mas essa é uma questão de interpretação que prejudica a busca por uma vida mais saudável. Afinal, todo esforço e mudança só vai valer a pena, se você for capaz de poder viver de uma forma diferente. Com um peso bom que fortalece sua saúde, e com bons hábitos te ajudam a se manter bem.

E o que motiva esse reganho de peso?

Nem sempre essa resposta do organismo ocorre de maneira tão rápida e faz a pessoa voltar a engordar. Como dito, em muitos casos, isso ocorre porque a pessoa emagreceu de forma “errada”.

Quando a perda de peso é conquistada através de reeducação alimentar com acompanhamento do especialista e plano de exercícios, há muitas chances do emagrecimento adquirido se tornar saudável e efetivo. Pois a demanda energética equilibrada preserva a massa muscular. Também equilibra hormônios e faz com que o organismo facilite a via metabólica de uso de gorduras como fonte energética dele mesmo. Assim, o peso pós- emagrecimento é mantido com mais eficiência pelo equilíbrio energético e hormonal. E a manutenção do peso também é mantida pelos novos hábitos de vida agregados (boa alimentação e prática regular de atividade física).

Como manter o peso no pós-emagrecimento

Para garantir que os resultados do emagrecimento permanecerão, o trabalho já deve começar no próprio processo de perda de peso. Ele deve ser pensado para ser duradouro. Mudanças bruscas, restritivas, fórmulas mágicas e etc., são estilos de vida super difíceis de serem mantidos a longo prazo. Já uma mudança de hábitos e reeducação têm mais chances de serem mantidas.

Além disso, após perder peso, deve-se continuar com o acompanhamento médico, a prática de exercícios físicos e os novos hábitos alimentares que contribuíram para o emagrecimento.

Ir se adaptando às mudanças do corpo e seguir constante nos hábitos de manutenção dos bons resultados são dois fatores primordiais para se manter saudável.

Artigos mais recentes
Assine a Nutroendo News
Loading
Onde estamos

Bom Jesus do Itabapoana

Rua Ten. José Teixeira, 488

Centro | Bom Jesus do Itabapoana

Rio de Janeiro | CEP: 28360-000

AGENDE UMA CONSULTA