Saiba por que e como aumentar o colesterol bom

colesterol

O colesterol é uma gordura importante para o nosso organismo que atua na produção de diversos hormônios. Portanto, ele em si não é ruim e nós contamos com dois tipo em nosso corpo: O HDL e o LDL.

O LDL é apontado como sendo um colesterol “mau” por que, em excesso, promove a formação de placas de gordura nos vasos sanguíneos, causando doenças como aterosclerose e elevando o risco cardiovascular.

Já o HDL possui ação contrária. Ele evita esse acúmulo do colesterol “ruim”, removendo o excesso circulante de colesterol em nosso sangue. Dessa forma, evita também a formação de placas de gordura nas artérias e vasos sanguíneos, protegendo contra o risco doenças cardíacas e AVC. Por isso ele é considerado o colesterol “bom” e é ideal que esteja em altos níveis em nosso organismo.

Níveis ideais de colesterol bom

Os valores de HDL no organismo indicam que:

Nos homens:

Uma índice menor que 40 mg/dL é abaixo do desejado.
Entre 41 e 60 mg/dL é um valor normal.
Maior que 60 mg/dL é um valor ideal.
Nas mulheres:

Menor que 50 mg/dL é abaixo do desejado.
Entre 51 e 60 mg/dL é um valor normal.
Maior que 60 mg/dL é um valor ideal.
Ou seja, o ideal, tanto para homens quanto para mulheres, é manter o HDL acima de 60mg/dl.

Como aumentar o colesterol bom

Agora que você já sabe por que ter altos níveis de HDL é importante, vamos falar um pouco sobre como conseguir isso.

Um dos maiores desafios é que, embora existam remédios para diminuir o colesterol ruim, o LDL, não existe nenhum tipo de remédio ou suplemento que você possa tomar para aumentar o colesterol bom.

E, como cerca de 30% do nosso colesterol é adquirido através da alimentação,
a única forma eficaz de conseguir aumentar o HDL e se proteger de doenças cardíacas é através de mudanças de hábitos físicos e alimentares.

É importante priorizar diariamente o consumo de gorduras boas, oleaginosas, sementes, abacates, azeitonas, linhaça, chia, amendoim, azeites e outros, consumindo ao menos duas frutas por dia se o seu objetivo é manter o HDL alto.

Para aumentar o colesterol bom deve-se também evitar frituras, açúcar, fast-food, alimentos condimentados e de origem animal. Especialmente, carnes, salames, salsichas, presuntos, etc. Além de refrigerantes e biscoitos.

Outras medidas necessárias são:

A prática regular de exercícios aeróbicos como caminhada, corrida, natação ou bicicleta. São boas opções para aumentar os níveis de colesterol bom no sangue, pois trabalham com o aceleramento do ritmo cardíaco. Por isso, no decorrer do exercício, a frequência cardíaca deve se manter alta e a respiração um pouco ofegante.

Parar de fumar. O cigarro tende a baixar os níveis de colesterol bom. Por isso, parar de fumar pode elevar os níveis de HDL em até 10%.

Perder peso. Pessoas com obesidade e excesso de peso também devem estar atentar ao emagrecimento como um fator que ajuda a aumentar os níveis de colesterol bom. Estima-se que, para cada 2,5 kg emagrecidos, o HDL sobe 1 mg/dl.

Também é muito importante medir os níveis de colesterol com frequência para avaliar se o seu HDl não está muito baixo. De preferência, dentro de um acompanhamento médico completo.

Artigos mais recentes
Assine a Nutroendo News
Onde estamos

Bom Jesus do Itabapoana

Rua Ten. José Teixeira, 488

Centro | Bom Jesus do Itabapoana

Rio de Janeiro | CEP: 28360-000

AGENDE UMA CONSULTA