Tratamento para emagrecer é muito caro?

Tratamento para emagrecer é muito caro?

Tratamento para emagrecer: O início de um tratamento para emagrecer pode trazer algumas mudanças e dificuldades para o paciente. Uma delas é, com certeza, a questão financeira.
Isso por que, para tratar o excesso de peso de forma adequada, o paciente irá precisar de consultas com médicos especialistas, acompanhamento nutricional e o investimento em atividades físicas.
Mas não tratar também não quer dizer que você não vai precisar investir dinheiro. Conforme estudo americano publicado na Public Health, pessoas obesas gastam muito mais em farmácias e com custos relacionados à saúde do que pessoas não obesas. Essa diferença pode ser de, em média, 300 reais a mais por mês.
Isso sem supor que a pessoa tenha outras doenças associadas, que também vão precisar de tratamento. Exemplos são a hipertensão e diabetes, para as quais a obesidade é um fator propiciante.
Por isso, olhando apenas por uma perspectiva econômica, e sem considerar ainda o fator saúde, vale mais investir no tratamento para perda e controle de um peso saudável do que gastar tratando todos os prejuízos que a obesidade pode causar.
Tratamento para emagrecer

E com algumas mudanças de ponto de vista e abordagem é possível driblar com eficiência os custos de um emagrecimento saudável. Algumas pontos a se observar nesse sentido são:
1 Prevenção
É muito mais barato prevenir a obesidade do que tratar. E é fácil compreendermos porque. Uma vez que o sobrepeso já está estabelecido, a pessoa precisará se adequar a mudanças de hábito, reeducação alimentar, investigação dos fatores que a fizeram engordar e uma série de outras coisas. Mas, para prevenir, basta ter consciência alimentar, investir na prática regular de atividades físicas e ter conhecimento sobre algum fator genético ou externo que possa ter feito ela ganhar peso, para que possa evitá-lo. Por isso, é muito aconselhável se prevenir antes que o sobrepeso ou a obesidade se estabeleça.
2 Alimentos naturais são o caminho
O universo de perda de peso ainda é muito atravessado por propagandas de alimentos milagrosos, como os diet e light, chás e integrais. E eles podem te confundir e te cobrar um preço bem alto. Por isso, aposte em frutas, verduras e alimentos naturais. Eles são mais baratos que os produtos industrializados, que têm embutidos em seu custo valores de conservantes, embalagens e produção e marca, e são melhores para uma dieta balanceada.
3 Queima de calorias sem custo
Tente atividades físicas ao ar livre. Converse com seu médico para saber qual é a prática ideal para você e em qual intensidade e experimente, se possível, praticá-la ao ar livre. Apesar de exigir disciplina, essa é uma opção que poupará seu dinheiro em vista de atividades pagas ou academias.
4 Não embarque em programas de emagrecimento milagrosos
Não confie em programas de emagrecimento milagrosos e restritivos, que custam muito dinheiro, mas que são impossíveis de manter a longo prazo e não contam com suporte médico especialista.
E o mais importante, lembre-se que investir em sua saúde nunca é caro ou gasto desnecessário. Você precisa estar bem e saudável para desempenhar todas as outras funções em sua vida. Se, em todo o caso, você não tiver condições financeiras, busque auxílio no Sistema Único de Saúde.
E, na hora de iniciar seu tratamento, busque bons profissionais, que vão te ajudar e orientar nesse processo.

Artigos mais recentes
Assine a Nutroendo News
Loading
Onde estamos

Bom Jesus do Itabapoana

Rua Ten. José Teixeira, 488

Centro | Bom Jesus do Itabapoana

Rio de Janeiro | CEP: 28360-000

AGENDE UMA CONSULTA