Ciclo menstrual e alimentação.

Não só os fatores fisiológicos, psicológicos e hormonais são responsáveis por guiar nossas escolhas alimentares. Nas mulheres, o ciclo menstrual também é determinante sobre a alimentação, especialmente em alguns períodos do mês.

Inclusive, alimentação e sintomas do ciclo menstrual são uma relação de via de mão dupla e a seleção adequada de alimentos e comidas pode ajudar na diminuição de alguns sintomas pré-menstruais e até mesmo melhorar a saúde menstrual.

Desejos alimentares no período menstrual

Os desejos alimentares que antecedem a menstruação são um relato comum de muitas mulheres. E existe explicação para eles nas flutuações hormonais que ocorrem durante o ciclo menstrual.

Esses desejos alimentares mais intensos são mais frequentes na fase lútea, depois da ovulação e antes do início da menstruação. Nessa fase há uma ingestão maior de energia, a chamada hiperfagia lútea: um aumento exagerado do apetite, principalmente por alimentos doces e gordurosos. Na qual ocorre, inclusive, uma mudança sobre a percepção do cheiro e dos sabores dos alimentos. O motivo são os baixos níveis de estrogênio e serotonina e o aumento da progesterona. É como se o organismo tentasse compensar a baixa serotonina desse período que antecede a menstruação através de alimentos ricos em gordura, açúcar e carboidratos. Mas vale destacar que cada mulher possui um grau de sensibilidade à hiperfagia lútea diferente. Algumas podem sentir muito intensamente essas mudanças e outras não.

O uso de anticoncepcionais orais pode diminuir os desejos devido ao controle sobre as flutuações hormonais, mas seu uso só deve ser adotado a partir de recomendação e orientação médica, considerando todas as necessidades da paciente e todos os seus outros efeitos no corpo.

O que comer para aliviar os sintomas do ciclo menstrual e os desejos alimentares

Além dos desejos alimentares mais intensos, outros sintomas comuns das flutuações hormonais do ciclo menstrual são sensibilidade nos seios, ansiedade, estresse, depressão, dores de cabeça e nas pernas, retenção de líquidos e inchaço. Saber fazer boas escolhas nesse período é fundamental para controlar os desejos alimentares e para aliviar os sintomas.

Sabemos, por exemplo, que o ômega 3, encontrado em peixes como atum e salmão, é eficaz para reduzir os sintomas da Tensão Pré Menstrual (TPM).

Para mulheres que têm ciclos intensos ou de longa duração é necessário repor o ferro perdido, para evitar o cansaço e casos de anemia. Por isso o consumo de alimentos ricos em ferro, como feijão e espinafre, é importante.

Os alimentos mais indicados para serem consumidos nos momentos de flutuação hormonal mais intensa do ciclo menstrual são:

• Verduras verdes e alimentos ricos em ferro;
  • Camomila (também ajuda a aliviar dores);
  • Carnes magras (brancas) e frutos do mar.

E se você, quando pensa em TPM já imagina logo um chocolate, saiba que as opções mais doces não são as mais indicadas. Os melhores são os com 85% de cacau, pois esses têm menos gordura e possuem uma ação mais efetiva no alívio do estresse. E não se esqueça, se os sintomas forem muito intensos, podem não ser apenas fruto da menstruação, consulte seu médico em caso de dúvidas.